Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência IBGE Notícias
Data de publicação: 9 de novembro de 2023
Fotos: Imagem de mrsiraphol no Freepik
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de volume de vendas no comércio varejista em setembro teve uma variação em relação a agosto, com ajuste sazonal, de 0,6%. Com a média móvel trimestral encerrando em setembro na casa dos 0,4%.
O comércio varejista também mostrou crescimento em relação a 2022, com 3,3% em relação a setembro do ano passado. A menor diferença foi demonstrada pelo varejo ampliado - que tem incluso materiais de construção, peças, motos, entre outros veículos -, com aumento nas vendas em relação a agosto de apenas 0,2% e 2,9% em relação a setembro de 2022.
O maior volume de vendas foi observado em três grupos: móveis e eletrodomésticos com uma alta de 2,1% em relação a agosto; hiper e supermercados, alimentos, bebidas e fumo com 1,6%; e artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria, etc., com 0,4%.
Na visão do economista Danilo Orsida, houve um aumento no comércio de um “setor básico da economia” – isto é, o grupo de hiper e supermercados. “Acredito que esse indicador sinaliza a retomada da economia, lembrando que esse é um setor de necessidades básicas, então, à medida que se tem um restabelecimento de emprego, renda, abre-se espaço para que haja um maior consumo”, pontua.