Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Banco Central, IBGE
Data de publicação: 21 de setembro de 2023
Após reunião, nesta quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou um corte de 0,5 pontos percentuais na Selic – indicador que norteia a taxa de juros no país. Com essa redução, o indicador cai de 13,25% para 12,75% e sofre a segunda queda em 2023 – a primeira ocorreu em agosto.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador da inflação no país –, acumula alta de 3,23% em 2023 e, nos últimos 12 meses, de 4,61%. Já no Relatório de Mercado Focus, as expectativas para a inflação chegam a quase 4,9% para 2023, 3,9% para 2024, e 3,5% para 2025.
A meta da inflação estabelecida pelo BC era de 3,25% – com variação de 1,5 ponto percentual –, no entanto o Copom estima que esse indicador deve chegar a 5,0% neste ano. Em nota à imprensa, o Comitê explica que a persistência das pressões inflacionárias a nível global e uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada colaboram para esse contexto.
Além disso, o Copom ainda observa um cenário doméstico de “maior resiliência da atividade econômica”, mas antecipa uma desaceleração nos próximos trimestres”. “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, antevêem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, declarou o Copom.