Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: IBGE
Data de publicação: 25 de outubro de 2024
Fotos: Rmcarvalho de Getty Imagens
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,54% em outubro de acordo com o IBGE, superando a taxa de setembro em 0,41 ponto percentual. No ano, a inflação acumulada pelo IPCA-15 chega a 3,71%, e nos últimos 12 meses, a 4,47%. O grupo Habitação liderou a alta, impulsionado principalmente pelo aumento da energia elétrica e do gás de botijão.
Alimentação e bebidas também contribuíram para a inflação de outubro, com destaque para a alimentação no domicílio, que interrompeu três meses consecutivos de queda. O grupo Transportes, por outro lado, apresentou deflação, influenciada pela queda das passagens aéreas e pela gratuidade nas passagens de ônibus, trem e metrô no dia das eleições municipais.
Em Saúde e cuidados pessoais, a alta foi puxada pelos reajustes nos planos de saúde. Já o grupo Transportes apresentou deflação, impulsionada pela queda das passagens aéreas e pela gratuidade nas passagens de ônibus, trem e metrô no dia das eleições municipais.
Entre os combustíveis, o gás veicular e o óleo diesel apresentaram queda, enquanto o etanol subiu e a gasolina ficou estável. Quanto aos índices regionais, todas as 11 áreas pesquisadas registraram alta, com Goiânia apresentando a maior variação, impulsionada pela alta da energia elétrica e da gasolina.