Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
menu
×
Notícias

Projeções indicam inflação no limite da meta em 2024 e alta da Selic no próximo ano


Fonte: CNN Brasil
Data de publicação: 21 de outubro de 2024
Fotos: Mtcurado de Getty Imagens


Os agentes de mercado ajustaram suas expectativas para a economia brasileira nas últimas semanas, segundo o relatório Focus do Banco Central. A projeção para a inflação em 2024 subiu para 4,50%, atingindo o teto da meta. A questão fiscal continua sendo um ponto de atenção, com a dívida líquida do setor público projetada para aumentar nos próximos anos.

O mercado também elevou a projeção de crescimento do PIB para 3,05% em 2024. No entanto, a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, deve permanecer elevada em 11,75% neste ano. Para 2025, a expectativa é de que a Selic suba para 11,25%, refletindo as preocupações com a inflação e a dívida pública.

A inflação para 2025 também registrou alta nas expectativas, atingindo 3,99%. O destaque das projeções para o próximo ano ficou para a taxa Selic, que avançou de 11,00% para 11,25%. As estimativas para o PIB (1,93%) e dólar R$ 5,40) se mantiveram.

A questão fiscal segue afetando as estimativas dos economistas, adicionando prêmio de risco nas projeções e pressionando o BC a elevar juros. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a agenda de revisão de gastos públicos é tema a ser tratado com prioridade pelo governo até o fim do ano.


© Copyright 2022 - Direitos reservados CORE-GO
Dynamika Soluções Web

topo