Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: InfoMoney
Data de publicação: 21 de outubro de 2024
Fotos: Nataliyahora
A produção industrial brasileira apresentou um leve arrefecimento em setembro, segundo a Sondagem Industrial da CNI. Após dois meses de crescimento, o índice de produção recuou, com queda em todos os portes de empresas. Apesar disso, o setor demonstra otimismo com os investimentos, com o índice de intenção de investimento atingindo o maior nível em anos.
No entanto, desafios como a elevada carga tributária, a falta ou alto custo de matérias-primas e de mão de obra qualificada continuam a pressionar o setor. Além disso, a expectativa de demanda e a compra de matérias-primas industriais nos próximos meses apresentaram uma leve redução.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) se manteve estável em 72%, acima da média histórica. O índice de evolução do número de empregados também apresentou crescimento, impulsionado pelas médias e grandes empresas. Já o indicador de evolução do nível de estoques atingiu 49,2 pontos em setembro.
O índice de facilidade de acesso ao crédito apresentou uma leve melhora, mas ainda permanece abaixo da linha divisória. O indicador de evolução do preço de matérias-primas, por sua vez, atingiu 62,9 pontos. No terceiro trimestre de 2024, a elevada carga tributária foi reportada como o problema mais enfrentado pela indústria.