Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência Brasil
Data de publicação: 8 de outubro de 2024
Fotos: MiguelMalo de Pixel Imagens
A produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 0,1% em agosto, após registrar uma queda de 1,4% em julho. O resultado positivo foi puxado principalmente pelo setor extrativo, que inclui petróleo e mineração. Apesar do avanço, a indústria de transformação continua em desaceleração.
Os dados divulgados pelo IBGE indicam uma recuperação gradual do setor industrial. Ao longo de 2024, a produção industrial acumula crescimento de 3%, e nos últimos 12 meses, o avanço é de 2,4%. A indústria brasileira já se encontra 1,5% acima dos níveis pré-pandemia, mas ainda está 15,4% abaixo do seu pico histórico.
Embora o resultado geral tenha sido positivo, a pesquisa revela que 18 dos 25 ramos industriais analisados apresentaram queda na produção. O índice de difusão, que mede o percentual de produtos com crescimento, ficou em 56,7%.
O gerente da pesquisa, André Macedo, destaca que a indústria de transformação, que transforma matéria-prima em produtos finais, é um ponto de atenção. O setor registrou queda por dois meses consecutivos, o que sinaliza uma desaceleração.
Além da indústria extrativa, os setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, equipamentos de informática e produtos químicos também contribuíram para o crescimento da produção industrial em agosto.