Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: CNN Brasil
Data de publicação: 19 de setembro de 2024
Fotos: Erich Sacco de Getty Imagens
A recente decisão do Copom de elevar a taxa Selic para 10,75% ao ano terá um impacto mais imediato em pequenas operações de crédito, como cartão e cheque especial, do que em financiamentos de maior porte, o aumento dos juros leva à atualização das tabelas de juros dos bancos em um curto prazo, afetando diretamente o custo do crédito para os consumidores.
A alta da Selic tem como objetivo conter a inflação, uma pequena variação na taxa de juros pode gerar um impacto significativo para famílias endividadas, especialmente aquelas com dívidas em cartão de crédito, que possuem taxas de juros muito elevadas.
Para operações de maior porte, como financiamentos de imóveis e bens duráveis, o impacto da alta da Selic tende a ser mais gradual, devido ao longo prazo dessas operações.
Com alta da taxa Selic, implica diretamente e indiretamente na atuação dos representantes comerciais. No impacto direto com o custo de vida, assim como qualquer consumidor e nas condições de Financiamento. O impacto indireto com o comportamento do consumidor, pois com o aumento dos juros, os consumidores tendem a reduzir seus fastos no crédito e buscam economizar e pagar as dívidas.
O que é a Taxa Selic?
A Taxa Selic é um instrumento fundamental para a política monetária do Brasil. Ao influenciar as taxas de juros, ela afeta diretamente o consumo, o investimento e a inflação, impactando a vida de todos os brasileiros
Portanto, a alta da Selic deve levar a um encarecimento do crédito no curto prazo, impactando principalmente os consumidores que utilizam linhas de crédito rotativas, como cartão de crédito e cheque especial. Para controlar a inflação de forma mais efetiva, será necessário que o Banco Central monitore de perto os efeitos da política monetária e adote medidas complementares para conter a pressão inflacionária.