Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Inmet
Data de publicação: 5 de setembro de 2024
Fotos: Jason de Pixels Imagens
Cidades goianas enfrentam uma grave crise hídrica, com índices de umidade do ar atingindo níveis críticos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas localidades registraram umidade de apenas 7% e 8%, como Goiânia, Goiás, Paraúna e Morrinhos.
A queda na umidade relativa do ar ocorreu devido às altas temperaturas em Goiás, que passa por uma nova onda de calor, explica André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A cidade de Goiás, chegou a quase 38°C, enquanto Morrinhos e Paraúna registraram 37°C.
O Inmet destaca que a ausência de chuvas nos últimos 130 dias agrava ainda mais a situação.
Onda de calor atinge todo o estado
A nova onda de calor que atinge o Brasil, com temperaturas podendo subir até 5°C acima da média por mais de cinco dias, também afeta Goiás. A região oeste vai esquentar mais que a parte leste do estado, mas tudo será influenciado, afirma Inmet.
O Inmet também alerta para os riscos à saúde causados pelo calor excessivo e pela baixa umidade do ar. "A temperatura sobe e a umidade cai, é preciso que a população se previna", enfatiza o gerente do instituto André Amorim.