Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência Brasil
Data de publicação: 23 de agosto de 2024
Fotos: Rafael Carvalho de Getty Imagens
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23) a consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano de 2024. Ao todo, 5.347.441 contribuintes serão beneficiados com o pagamento de mais de R$ 6,8 bilhões, que será realizado no dia 30 de agosto.
Neste lote, cerca de R$ 469 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência e professores. Além deles, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix também foram contemplados.
Para verificar se tem direito à restituição, o contribuinte deve acessar o serviço "Meu Imposto de Renda" no site da Receita Federal ou pelo aplicativo. Caso a declaração tenha sido liberada, o valor será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração.
Se por algum motivo o crédito não for realizado, como por exemplo, conta bancária desativada ou dados incorretos, o valor ficará disponível por um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito ou solicitar o resgate pelo Portal BB ou através da Central de Relacionamento do banco.
Contribuintes que não foram contemplados neste lote devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar se há alguma pendência em sua declaração. Caso haja, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.