Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: InfoMoney
Data de publicação: 20 de agosto de 2024
Fotos: Yangwenshuang de Getty Imagens
Os dados do Relatório Focus divulgados nesta semana indicam uma revisão ascendente nas projeções para a inflação e a taxa Selic em 2024 e 2025. Por outro lado, as perspectivas para o crescimento do PIB e o resultado primário apresentaram ligeiras melhorias.
O que significa IPCA, PIB, Taxa Selic e IGP-M?
A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, ela influencia o custo do crédito e o ritmo da economia.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o principal indicador da inflação no Brasil. Ou seja, ele mede a inflação para o consumidor final.
O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um país durante um determinado período. O PIB indica o tamanho da economia e seu crescimento.
O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é outro índice de inflação, mas com uma abrangência diferente do IPCA. Ele mede a variação dos preços de uma cesta mais ampla de produtos, incluindo bens intermediários e matérias-primas.
As variações nesses indicadores têm um impacto direto nas atividades dos representantes comerciais. Um cenário de alta inflação e juros altos pode dificultar as vendas, enquanto um crescimento do PIB e uma taxa de juros mais baixa podem estimular a economia e gerar mais oportunidades de negócio.
Inflação:
IPCA: A expectativa de inflação para 2024 subiu para 4,22%, impulsionada principalmente pelo aumento nas projeções para os preços administrados. Para 2025, houve uma leve redução, mas a inflação ainda deve permanecer acima da meta.
IGP-M: O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) também apresentou alta nas projeções para 2024.
PIB: A estimativa para o crescimento do PIB em 2024 foi revisada para cima, para 2,23%. No entanto, a projeção para 2025 apresentou uma leve queda.
Selic:
Taxa de juros: A taxa Selic, que serve como referência para os demais juros da economia, deve permanecer elevada em 2024 e 2025, segundo as novas projeções.
Resultado primário e dívida pública:
As projeções para o resultado primário, que mede o superávit ou déficit das contas do governo, apresentaram uma leve melhora para 2024 e 2027. A dívida líquida do setor público deve continuar crescendo nos próximos anos, segundo as estimativas.