Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: CNN Brasil
Data de publicação: 31 de julho de 2024
Fotos: Pixabay
A Receita Federal liberou a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda, que beneficiará mais de 6 milhões de contribuintes. Idosos, deficientes, professores e vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul foram priorizados. O pagamento pode ser feito por Pix ou em conta bancária.
Como conferir se você foi contemplado?
Para verificar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets. Caso não tenha sido contemplado neste lote, confira o calendário com as datas das próximas restituições.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária ou poupança do nome do declarante, conforme informado na declaração. Se o contribuinte tiver indicado uma chave Pix, o valor será transferido para a conta correspondente. Se o depósito não for realizado, por exemplo, se a conta informada estiver desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos). Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o resgate pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.