Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Banco Central do Brasil
Data de publicação: 13 de maio de 2024
Fotos: Raphael Ribeiro/BCB
Os bancos centrais das principais economias mantêm o compromisso de promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, enquanto enfrentam pressões nos mercados de trabalho. No qual, o ambiente global apresenta-se desafiador, marcado por elevada e persistente incerteza em relação a flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e à velocidade da queda sustentada da inflação em diversas nações. Diante desse cenário, o Comitê avalia que os países emergentes devem agir com cautela.
No contexto nacional, os indicadores de atividade econômica e mercado de trabalho mostram-se mais dinâmicos do que o previsto. Embora a inflação ao consumidor tenha seguido uma trajetória de desinflação, as medidas de inflação subjacente permaneceram acima da meta nas últimas divulgações.
Dada a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados e o balanço de riscos, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 10,50% ao ano. O Comitê entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para a meta ao longo dos dias futuros, que inclui o ano de 2025. Além disso, busca suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
A conjuntura atual, caracterizada por um processo de desinflação mais lento, expectativas de inflação desancoradas e um cenário global desafiador, exige serenidade e moderação na condução da política monetária. Ressalta-se que a política monetária permanecerá contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação, mas também a ancoragem das expectativas em torno das metas de inflação.
Mas, o que é Taxa Selic?
A Taxa Selic, é a referência primordial dos juros na economia, exerce influência direta sobre outras taxas de juros no país, abarcando desde empréstimos até aplicações financeiras. Sua determinação é o principal mecanismo de política monetária empregado pelo Banco Central (BC) na regulação da inflação.
A Selic corresponde à média dos juros transacionados em operações compromissadas envolvendo títulos públicos federais com duração de um dia útil. O BC executa essas operações no mercado de títulos públicos para manter a taxa Selic em conformidade com a meta estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.