Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Inmet
Data de publicação: 18 de março de 2024
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) março poderá apresentar grandes acumulados de chuva na região do Centro-Oeste do Brasil.
As chuvas intensas têm o potencial de afetar as operações comerciais de diversas maneiras como o acesso limitado de alguns locais, tais como alguns alagamentos das vias e regiões de acessos que reduzem o fluxo dos consumidores nas lojas. Riscos nas rodovias e estradas com as fortes chuvas e ventania também são problemas enfrentados principalmente por aqueles que viajam bastante.
Conforme o INMET, que trabalha com modelos meteorológicos e com resultados do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), estas chuvas intensas são comuns nesta época do ano e a tendência é de ter predisposições de aumento de tempestades, enchentes, ventos extremos e assim como as baixas umidades.
Desta forma, a população pode acompanhar a previsão do tempo, alertas de chuvas e alagamentos no aplicativo do INMET e nas redes sociais do instituto. Bem como, acompanhar os alertas da Defesa Civil, no qual, o INMET repassa os relatórios e avisos de desastres juntamente com a CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Mesmo com as adversidades climáticas, o comerciante do Centro-Oeste pode adotar medidas para minimizar os impactos e manter seus negócios funcionando. Entre elas seria impulsionar o marketing para vendas online, lançar descontos e promoções para atender as necessidades dos clientes mesmo diante dos temporais.