Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Febraban
Data de publicação: 12 de março de 2024
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que o processamento dos boletos poderá ser efetuado no mesmo dia do pagamento a partir da próxima sexta-feira (15). Na prática nada muda para quem está realizando o pagamento, somente para quem recebe.
Conforme a entidade, quando o consumidor efetuar o pagamento até às 16h30 do dia da efetivação paga, o agente poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a instituição financeira. Esta forma é para modernizar e agilizar os processos de pagamentos, no qual, poderá incorporar 136 bancos.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, relata que nada muda na prática para quem está pagando apenas para quem recebe, e que a mudança trará benefícios para os comércios. Um exemplo citado, seria os e-commerce que dará vantagens para os compradores, que poderá ter a entrega das mercadorias com mais agilidade.
Mesmo com o Pix, o boleto é o meio de pagamento que ainda faz parte do nosso dia a dia, como pagamentos de cartões de crédito e cobrança, consórcios, financiamentos, pagamentos de escolas e faculdades, plano de saúde e dentre outros.
“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1(um dia útil). Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0(no mesmo dia)”, comenta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban.