Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência Brasil
Data de publicação: 5 de março de 2024
Segundo declaração do Ministro da Fazenda, na última sexta-feira (01/03), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil superou as expectativas nos resultados mais recentes. Esperava-se um crescimento superior a 2%, no entanto atingiu-se um aumento de quase 3%. O ministro também enfatizou que o encerramento de 2,9% é extremamente positivo para o país.
Os dados mais recentes foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou o crescimento de 2,9% em 2023, em que se alcançou um valor total de R$ 10,9 trilhões. Resultado que representa a desaceleração em relação ao ano anterior, quando o crescimento foi de 3%.
Aumentos também foram registrados nos setores da indústria e de serviços, com crescimentos de 1,6% e 2,4% respectivamente. Para 2024, o Ministério da Fazenda projeta um crescimento de 2,2%. O ministro afirmou que, se a inflação continuar controlada e houver ajustes na política monetária, juntamente com os esforços realizados pelo Ministério da Fazenda junto ao Congresso, é possível que a situação comece a melhorar a partir do segundo ou terceiro trimestre do ano, de forma estrutural.
Em entrevista, o ministro ainda declarou que o governo prevê um crescimento da indústria para o ano atual. Ele afirmou que: "Projetamos uma melhora na indústria para este ano. Há sinais consistentes de que haverá progresso, especialmente impulsionado pelo investimento. Estou confiante de que teremos um bom ano para a indústria. Tenho grande expectativa também na construção civil, que possui todos os elementos para prosperar neste ano”. As informações são da Agência Brasil.