Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência IBGE Notícias
Data de publicação: 18 de setembro de 2023
Na última terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de agosto, que fechou em 0,23% – isto é, 0,11 ponto percentual acima da taxa verificada em julho (0,12%). O IPCA – indicador oficial da inflação no país – acumula alta de 3,23% ao longo de 2023.
De acordo com o IBGE, entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram aumento no último mês. A maior alta foi observada em Habitação (1,11%), em decorrência da energia elétrica residencial (4,59%), ao passo que Alimentação e bebidas caiu pelo terceiro mês consecutivo (-0,85% e -0,18%, respectivamente).
“O aumento na energia elétrica foi influenciado, principalmente, pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu, referente a um saldo positivo na conta de comercialização de energia elétrica de Itaipu em 2022”, explica o gerente do IPCA/INPC, André Almeida. Segundo ele, esse abono já não estava mais presente em agosto.
Ao justificar a queda no grupo de alimentação, Almeida destaca que, nos últimos meses, alguns itens importantes no consumo das famílias como, por exemplo, a carne bovina e o frango, demonstraram grande oferta. “A disponibilidade de carne no mercado interno está mais alta, o que tem contribuído para a queda nos últimos meses”, argumenta.