Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência IBGE Notícias
Data de publicação: 14 de setembro de 2023
Fotos: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Nesta quinta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que demonstram um crescimento de 0,5% do setor terciário no país em julho, frente ao mês anterior. De acordo com a pesquisa, essa é a terceira variação positiva, acumulando ganho de 2,2%.
Além disso, entre as cinco atividades analisadas, três registraram saldo positivo. Os setores de transportes (0,6%) – principal responsável pelo índice do mês de julho –, serviços prestados às famílias (1,0%) e outros serviços (0,3%) figuram entre os resultados favoráveis, ao passo que os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1) e de informação e comunicação (-0,2) observam queda.
“Uma das explicações para o crescimento da atividade de transporte rodoviário de cargas desde o pós-pandemia é a mudança de paradigma em relação ao comércio eletrônico, que teve um boom com a migração das lojas físicas para as plataformas digitais”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Ele também soma a esse fator a demanda pelo transporte de cargas no setor agrícola – tanto pelo fluxo de insumos quanto pelo escoamento da produção.
Os números ainda dão conta de que as atividades turísticas cresceram 0,7% em julho – posicionando o segmento 6,2% acima do patamar pré-pandemia. Por fim, em comparação com o mesmo período de 2022, o setor de serviços avançou 3,5%, novamente impulsionada pelo crescimento das receitas de empresas de transporte rodoviário de cargas, transporte aéreo de passageiros, entre outros.