Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
menu
×
Notícias

Boletim Focus: mercado estima crescimento do PIB e redução da taxa de juros para 2023


Fonte: Banco Central
Data de publicação: 30 de agosto de 2023


Na segunda-feira (28), o Banco Central do Brasil (BC) divulgou o relatório de mercado Focus, boletim que reúne as expectativas e projeções do mercado para a economia. Entre os indicadores analisados, figuram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que serve como indicador da inflação –, o Produto Interno Bruto (PIB) e a Taxa Selic – isto é, a taxa básica de juros do país.

Em comparação com as estimativas da semana passada, o IPCA se manteve estável, na casa de 4,9%, ao passo que, para 2024, espera-se uma queda do índice da inflação em 3,87%, contra 3,86% na semana passada. Por outro lado, o PIB total registrou alta desde a última semana: de 2,29% para 2,31%, segundo o informe.

Atualmente no patamar de 13,25%, a taxa Selic, que sofreu queda de 0,5% após deliberação do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central, pode alcançar a casa de 11,75% – expectativa também estável desde a semana passada –, segundo o relatório.  Para o ano que vem, as projeções sugerem que esse indicador chegue a 9% e, em 2025, a 8,5%. 

Para a economista Tereza Fernandez, a expectativa do mercado em 2023 é “realista”, no entanto ela ressalta que a preocupação dos analistas reside no desempenho fiscal. Já para os anos de 2024 e 2025, Fernandez acredita que o cenário de redução da Taxa Selic e do IPCA seja possível e acrescenta: “a aprovação das reformas e a manutenção da responsabilidade fiscal garantiria esse desempenho”.


© Copyright 2022 - Direitos reservados CORE-GO
Dynamika Soluções Web

topo