Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
menu
×
Notícias

Representantes Comerciais conquistam redução de impostos na reforma tributária


Fonte: Senado Federal
Data de publicação: 10 de dezembro de 2024
Fotos: Jupiterimagens de Photo Imagens


Uma importante vitória para os representantes comerciais: a categoria foi incluída no rol de profissões intelectuais que terão direito a uma redução de 30% nas alíquotas da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A medida, prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que trata da regulamentação da reforma tributária, atende a uma demanda antiga das associações do setor.

A inclusão dos representantes comerciais se deu após diversas manifestações e críticas à ausência da categoria em uma lista inicial, que já contemplava outras profissões como advogados, engenheiros e contadores. A medida, defendida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto, busca reconhecer a natureza intelectual da atividade e estimular o desenvolvimento do setor.

Condições para a redução

Para ter direito à redução de impostos, os representantes comerciais, assim como os demais profissionais beneficiados, deverão estar registrados em um conselho profissional e prestar serviços de forma individual ou por meio de pessoa jurídica que atenda a requisitos específicos. Entre eles, estão a exigência de que os sócios da pessoa jurídica possuam habilitações profissionais diretamente relacionadas à atividade da empresa e que a sociedade não tenha como sócio outra pessoa jurídica.

A nova regra, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, representa um avanço significativo para os representantes comerciais, que desempenham um papel fundamental na economia brasileira. Ao reduzir a carga tributária sobre a categoria, a medida visa estimular a formalização e o crescimento do setor.

Nesse último tópico, o texto aprovado ainda na Câmara permite que vários profissionais de profissões diferentes se unam em um mesmo escritório para contar com a redução da alíquota, desde que cada um atue na sua área.


© Copyright 2022 - Direitos reservados CORE-GO
Dynamika Soluções Web

topo