Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Agência Brasil
Data de publicação: 21 de novembro de 2024
Fotos: Rmcarvalho de Getty Imagens
O governo revisou para cima sua estimativa de crescimento da economia brasileira em 2024. Segundo o Boletim Macrofiscal divulgado pelo Ministério da Fazenda, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 3,3% neste ano, superando a projeção anterior de 3,2%. A inflação, medida pelo IPCA, também teve sua estimativa elevada, passando de 4,25% para 4,4%.
A revisão positiva para o crescimento econômico se deve principalmente ao desempenho acima do esperado da economia no segundo trimestre. O setor de serviços, em particular, deve continuar impulsionando a expansão da atividade econômica nos próximos trimestres, impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido e pelas melhores condições de crédito para as famílias. No entanto, a expectativa é de uma desaceleração gradual do ritmo de crescimento.
Para 2025, a projeção de crescimento do PIB é de 2,5%. Essa estimativa mais moderada reflete a expectativa de um novo ciclo de aumentos da taxa Selic, que pode frear a atividade econômica. No entanto, a perspectiva de uma safra de grãos mais robusta e as políticas de estímulo ao investimento, como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), devem contribuir para a expansão da economia no próximo ano.